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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

10 coisas que precisam de saber antes de Correr ou fazer desporto

Vejo inúmeras pessoas a seguir páginas de outras pessoas que decidiram mudar de vida e que servem de fonte inspiração. Mas não vejo nem metade dessas pessoas a fazer igual ou parecido, vejo apenas pedidos de ajuda e pedidos misericordiosos, como se essa pessoa, cuja página serve apenas de inspiração e manter o seu próprio foco pessoal, fosse fazer alguma espécie de milagre e eliminasse 15 kg a cada seguidor seu. Pois, as pessoas querem emagrecer, aumentar a massa magra, querem tudo, mas não fazem nada. Pedem ajuda, mas ao mesmo tempo dizem que não aguentam sem comer aquele crepezinho de nutella, que não passam sem uma pizza.... Bullshit!  Eis o que precisam de saber para não serem coitadinhos e tomarem rédeas da vossa vida:

 

1ª MOTIVAÇÃO- Onde é que a motivação é importante? Easy! É o vosso pilar! É por aí que se começa. Imaginem...É como ter um teste e estudar. Qual é a vossa motivação? Ser bom, razoável ou muito bom? Na pior das hipóteses, péssimo. São motivações, prioridades. Sem motivação, esqueçam. Não adianta ler o resto. Para se mudar, é necessário ter um objectivo. Uma meta, de preferência tangível. A minha motivação foi no início deixar de fumar. Depois de conseguir parti para outras, como melhorar o meu aspecto físico, e progressivamente quis ser boa a fazer algo. Para mim fazer boas corridas, trata-se de uma realização pessoal. Procurem uma motivação: seja ela ser sentir-se bem convosco, para caber naquele vestido lindo mas que não serve, para terem mais auto-confiança... Tudo conta, mas tem que haver uma única motivação para o resto funcionar. Get it?

2ª COMIDA DE VERDADE- Neste ponto vou ser o mais transparente possível, pois mesmo eu sou péssima a cumpri-lo. A Anorexia deixou marcas e sim eu tenho medo até que o ar me engorde (ok estou a exagerar, tendo em conta que às vezes engulo bichinhos quando vou correr). Adiante. Sempre estudei muito sobre dietas e experimentei tudo o que há para experimentar, desde batidos, desde dietas detox, desde dietas cetogénicas, também já fui vegetariana... Erradiquei os hidratos de carbono... Opa, tudo erros, só mesmo para servir de lição. Actualmente como de tudo. Não sou extremista. Sou humana. Gosto mesmo de comer uma boa fatia de cheesecake, adoro uma boa lasanha caseira... Eu como. Quando é necessário e quando me permito. Não sou mais ou menos magra por isso. Quando falo em comida de verdade, falo de comer tudo. Obviamente que não são porcarias. Comer fruta (sem exageros), comer fontes limpas de proteína (carne de aves, vitela, peixe, ovos). Hidratos de carbono (papas de aveia, pão integral, panquecas aveia, granola, massas, arroz basmati, batata doce, mandioca...), legumes (todos os que gostarem)... Água muita água. Esqueçam as bolachinhas belvita, as bolachinhas da fibra, da Maria, da Joana, do raio que a parta xD só porque a nutricionista disse . (Nutricionistas que recomendam bolachinhas são um tanto ignorantes). Esqueçam aquelas barrinhas que que têm poucas calorias, mas que estão carregadas de açucar e não dão energia, nem nutrientes... Iogurtes de gelatina, opá a sério, façam em casa. Há um enorme leque de opções. Para o desporto acontecer, precisam de andar nutridos, com energia para surtir resultados. Não façam como eu há tempos que não comia hidratos. Tinha acessos de fome à noite, e emagreci sim, mas fiquei flácida e cheia de celulite. Não eliminem os Hc's. 

3ª ROUPINHA DE DESPORTO- Há uma coisa que eu nunca entendi... Se as pessoas se esmeram a vestir-se no dia-a-dia, não é regra geral, mas quase, porque é que vão treinar com leggins transparentes, camisolas com borbotos, calças com buracos, enfim... Eu já vi cada vestimenta, oh meu deus. Não há desculpas. Se se vestem para as ocasiões do dia-a-dia vestem-se para ir treinar. Se o facto de vestirem a melhor roupa e sentir-se no topo, com a confiança lá nos anjinhos, porque não vestirem-se bem quando vão treinar?Eu no ínicio treinava com t-shirts do meu irmão e calças largas... Por receio de me julgarem... Opa, mas era rídiculo. Ainda me faziam parecer gorda quando não o era. O facto de vestirem uma roupa em condições aumenta a confiança, é notável, mas faz a diferença. "Ah a roupa fitness é cara!" Há roupa cara e roupa acessível. A roupa normal também tem  desses problemas. Hoje em dia as marcas oferem um enorme leque de opções para roupa de treino, mais bonitas e funcionais, e eu não gasto rios de dinheiro. Também compro o básico. Comprem roupa gira e funcional. Eu aprendi que não se pode correr com T-shirts de Algodão, ou com camisolas polares, e cintas e chapéus de fruta (já estou a exagerar). Mas quanto mais roupa levarem, pior é.  Hoje em dia não me verão a correr sequer de T-shirt, mas senão com um top a mostrar a barriga. Não é a barriga perfeita, mas pelo menos não sofro por fazer desporto, a morrer de calor. Acreditem uma roupa gira para treinar, faz-vos sentir melhor convosco. Não se escondam na roupa, porque depois também não notam evoluções.

 

 

4ªSAPATILHAS- Eu adoro sapatilhas. Adoro. Por mim se tivesse um ordenado extra, ia lá comprar uns 10 pares de sapatilhas. O meu conselho para quem quer correr ou praticar qualquer desporto, é peçam ajuda ao vendedor da loja. Eu no Verão comprei umas asics(as da foto), que eram lindas, eram asics e eu queria ASICS, e pronto, agora servem para eu andar a passear com elas ou treinar. Não eram ideiais para mim, por causa da coluna e por causa da passada, apesar de ter sido com elas que fiquei em 1º lugar dos femininos em Ílhavo no festival do bacalhau. A primeira vez que alguma vez corri, foi com sapatilhas do meu irmão, nem sequer serviam para correr. Eu não sabia que havia sapatilhas específicas para correr, e que para os atletas as necessidades variavam. O meu namorado deu-me as minhas primeiras sapatilhas a sério de corrida. Umas Nike Pegasus. Exelentes. Foram as melhores que tive. Noutro aniversário, ele e a minha sogra deram umas da Adidas também carotas, mas muito boas. E eu com com o meu primeiro ordenado, fui comprar umas sapatilhas da Nike (após o trágico incidente com as ASICS) e comprei as Nike Pegasus 32 da foto :) também. 

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5º APOIANTES- Ninguém consegue mudar se tiver uma tropa inteira a criticar. "Ai que horror, comer de tuppeware" "Ai credo, andas paranóica!" "Ai que mistelas são essas? Que nojo!""Para que fazes exercício se já estás magra?" "Não te cansas de comer sempre o mesmo?" ... Eu podia continuar a lista. Lembro-me que uma patroa minha disse que o que eu comia era nojento... E opa sabia mesmo bem. Eram combinações normais de iogurte grego ligeiro com manteiga de amendoim, frutos secos, aveia e montes de canela. Obviamente que ficava uma papa, mas ficava bom. Ninguém precisa de pessoas negativas, que criticam o que fazem. Se nós não andamos a controlar os outros, porquê nos querem controlar a nós? Outra. Não como carne de porco! Não gosto ok? Não gozem comigo por não comer leitão. Não me critiquem a chamar-me de esquisita. Durante toda a minha vida era o que se comia lá em casa porque era o mais acessível. enjoei e nem sequer gostava muito. Hoje o cheiro repudia-me. Escolham pessoas que vos apoiem. Não precisam que essas pessoas tenham o mesmo estilo de vida, mas precisam que as mesmas incentivem, que puxe por elas... Caso contrário, ou serás influenciável e desistes porque te criticam e voltarás a não agir por ti próprio ou provas que és capaz de mudar, mesmo com criticas. Eu tenho o meu namorado que apoia uns 75 % do que faço, tenho um grupo no facebook, que é o grupo de corridas que é super importante para mim, pois puxa por mim, e sobretudo dão-me nas orelhas quando faço asneiras. Tenho a minha família que se habituou ao meu estilo de vida e até o meu pai deixou de fumar e começou a correr também. 

6ªREALISMO- Hummm. Que quero dizer com isto. Quando procuram mudar o estilo de vida, seja porque razão for, não se iludam. Na primeira semana é habitual as pessoas desistirem. Eu já passei por isso há anos atrás. Ainda bem que cresci. Ufa. O que quero dizer é, não se enganem. Se se propuseram  mudar, com um determinado objectivo, por exemplo perder 5 kg, não esperem perder 1 kg logo na primeira semana. Não sejam auto-críticos. Uma vida inteira de maus hábitos não se muda de um dia para o outro, por isso é que me enervam as pessoas que dizem no dia 31 de Dezembro que vão mudar, que vai ser o ano delas, etc mas não fazem nada, simplesmente mentem aos outros e a elas próprias, que mais grave é. É a adrenalina do novo ano, só se estão a iludir. Primeiro estabeleçam um objectivo tangível, e segundo não se massacrem. Paciência é a palavra de ordem. Se o objectivo é perder peso, não se pesem todos os dias. Pesem-se passadas duas semanas. Será mais fácil não desistir. Se o objectivo é começar a fazer desporto, não escolham uma actividade que vos faça perder mais calorias, escolham uma que gostem, será mais fácil fazê-la porque gostam. Só tem de se conhecer e ser realistas. Não sejam FAKE só para as fotos! 

7ªMÚSICA- Quem quer correr ou fazer desporto, pode e deve levar a playlist consigo para a energia ser outra. Eu confesso que levar música me ajuda bastante, mantêm-me motivada e com energia. Escolham músicas alegres, ou não, simplesmente levem a música com vocês. 

8ªFAZER UM PLANO- Escrevam aquilo que pretendem alcançar, façam um plano de treino. Se andarem no ginásio peçam um plano de treino adaptado às vossas necessidades. Ter um plano/calendário das actividades que se propuseram a fazer é importante, pois se está ali escrito é para cumprir. Não é para o "faz de conta". Não vão ao ginásio fazer meia dúzia de coisas se não colocarem esforço e brio nisso. Comprometeram-se? Cumpram.

9ªPROVAS- Esta é para quem já corre ou tenciona começar. A primeira vez que participei em alguma coisa relacionado com corrida, foi a COLOUR RUN. Fui com uns amigos, mas fui com o objectivo de "competir". Com quem, perguntam vocês? Comigo própria. Se não me engano foram 5 km. E eu quis fazê-los a correr, sem andar muito na brincadeira. Acabei em menos de 30 minutos. Sentia-me tão bem. Acabei por nunca mais ver os meus amigos xD. Mas com o sentimento de dever cumprido. Eu consegui participar e acabar em beleza, e toda pintada xD. Eu no ano passado fiz a meia maratona de Ovar, fiz em 1:38 min, fiquei classificada em 39º lugar das mulheres num total de 221 se não me engano. Fui lesionada. Choveu a potes (era o fim de mundo, um dilúvio, era o carmo e a trindade, arranjem-me um bote e uma bóia com um patinho), mas acabei. Queria acabar com 1:34, 1:33 mas não acabei. Mas acabei a prova que foi o mais importante. Se treinei, sim treinei. Na semana anterior fiz quase 100 km a correr. Sim. Estas provas exigem preparação, mas a maratona exige mais. Mas, ao longo do ano fui participando em corridas várias. Algumas piores ou melhores, pois andei a  cometer erros (o não comer hidratos e fazer OVERTRAINING), mas participei e corro. Corro sempre. Quando há uma prova perto eu inscrevo-me. Para quê? Porque é bom sentir que fizemos algo. Ganhar uma medalha, ganhar incentivo das pessoas que nos vêem passar, o sentimento de acabar algo....É um turbilhão de emoções. A minha prova mais importante foi a da Costa Nova. Antes da prova oficial, fiz o percurso com 48 minutos. No dia da prova fiz 44 minutos. Fiquei em 219 º lugar geral de 827 atletas. Ainda eu andava a recuperar do acidente (pese embora ainda hoje tenho ferros nas costas que me magoam), mas fiz a prova em 44 minutos. Foi importante porque fiz melhor do que me propus fazer, que eram 45 min. Andava a treinar há vários meses para fazer 45 minutos e não conseguia, e pumba, lá fiz a prova em 44 minutos. Fiquei orgulhosa. Se eu posso vocês também, basta começarem.

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10ªHAVE A LIFE- Pessoas, o mundo não é só treino e alimentação. Não é só paranóias e obsessões. Eu procuro juntar este meu lado à minha vida pessoal. Tendo hobbies, sendo feliz com quem gosta de mim e usufruindo do bom da vida. Se for ao cinema : como pipocas, um balde sozinha se for preciso, é um prazer da vida! Se for jantar fora, como sobremesa, porque eu mereço e não vou morrer por isso. Vejo séries, leio quando o tempo permite, vou passear, viajo quando há dinheiro.... Enfim, vivo a vida ao máximo. Com os amigos, com o namorado, coma  família, com o PEPI e a Lady ( cães de família xD)... Etc. Desfrutem da vida também, não sejam prisioneiros no vosso corpo. Eu já passei por isso e era infeliz. Não sigam religiosamente páginas fitness, façam vocês a vossa página fitness, porque ser fitness não é ser só saudável de corpo, é ser saudável de mente :). 

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