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Aquela Runner Obcecada

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10 Mitos, mitões e mitinhos

Bem, decidi que hoje ia fazer umpost mais útil :)

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Não sou expert na matéria mas nomeei algumas das coisas que para mim são mito:

 

1- Beber chá verde emagrece- O chá Verde por si só não é a poção mágica. Bebem 3 chávenas ao dia e perdem logo 1 kg no dia a seguir. People wake up! Se fosse assim tão simples andavam aí top models e eu nem precisava treinar, porque eu sou uma viciada em chá verde :p (guilty). Colocar açúcar também não vai ajudar em nada... O chá verde sim ajuda a dar um empurrão, estimula o metabolismo, fá-lo ser mais rápido estimulando a queima de gordura, pois tem catequinas e cafeína. Mas ele não faz o T.P.C. sozinho.

 

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2-Se correr todos os dias emagreço- Sim e não. Eu por experiência emagreci sim. Bastante, mas atenção emagrecer não significa que o peso que se perdeu foi o certo. Entre perder gordura e músculo eu prefiro a primeira. As consequências de correr todos os dias, ou basicamente repetir os mesmos exercícios, não traz muitos benefícios. Uma delas são as lesões. Eu fui para a meia maratona e para a corrida da BOSH com o pé todo "lixado" devido ao excesso. Perdi imenso peso, mas em contra-partida fiquei mais flácida, com alguma celulite e piorei o rendimento todo. Mais não é melhor, entendam isso e por isso é que combino corrida e insanaty. Os resultados agora aparecem e eu pronto tenho que aguentar algum aumento de gramas .... 

3-Para emagrecer tenho de comer produtos ligth e alimentos integrais- Obviamente que NÃO! Regra número 1 de quem se preocupa com alimentação, ler os rótulos das coisas. Não se fiquem pelas calorias. Um exemplo. As barrinhas de cereais e as bolachas tipo cracker são as amigas número 1 de quem faz dieta, primeiro porque são baratas e encontram-se em qualquer lugar, são práticas e são fáceis de levar. Em contrapartida têm poucas calorias, mas ingredientes duvidosos. As crackers, porque é uma massa folhada, têm enormes quantidades de gordura (not good), e as barrinhas estão cheias de açúcar, óleos e outras coisas prejudiciais aos humanos e bichinhos e ET's. Pessoas, não liguem ao marketing. As coisas ditas ligth e integrais par saberem bem precisam de ser altamente processadas, levam ingredientes que ninguém conhece e pior os produtos são super caros... E nós vamos cair na tentação de os comprar porque se é caro é porque é bom. Não. Há coisas baratas e com nutrientes. Fruta, aveia, iogurtes naturais, ou mesmo os normais. Não tem de ser 100 % baixo em calorias. Desde que garantam o deficit calórico não vão engordar por comr produtos normais. Mesmo o arroz, comam-no branco (basmati) é um bom exemplo. Um truque. Leiam as coisas bem. Se na lista de ingredientes tiver algum que não consigam ler, é um REDONDO NÃO.

4-Treinar em Jejum emagrece mais- Certo e errado. Eu já fiz isso. Corria em Jejum. Por acaso sentia-me bem, mas não o devem fazer neste tipo de actividades. Actividades que requeiram mais oxigénio e mais intensas não devem ser feitas em Jejum. Primeiro porque ao final de 30 minutos, o corpo já não tem reservas de glicogénio suficientes, então vai buscar ao músculo, segundo porque passado 30 minutos vocês sentiram-se fracos, como se fossem atropelados por um camião... Eu comecei a sentir-me mal quando comecei a investir na velocidade. Se forem caminhar 30 minutos em jejum, numa intensidade moderada chega bem para o corpo ir buscar energia aos sítios certos. 

5-Carnes vermelhas e ovinhos devem ser evitados- Pessoal. Há milhões de estudos sobre o consumo destes alimentos. O que acontece é que está enraizado na sociedade como os alimentos que causam doenças cardíacas e colesterol elevado. WRONG. Ninguém deve andar a  vida toda a comer peixe e frango e atum... Ponto. Até eu enjoava. Eu não sei quantos ovos como durante a semana.... Mas hoje já foram 3. Oh não. 3 ovos atingi a quota recomendada pelos nutricionistas. O ovo é dos alimentos mais completos quando formos falar de proteína animal. Auxilia a memória, permite que faça elevar sim o colesterol, mas o bom colesterol, têm aminoácidos que ajudam na manutenção de massa magra... Enfim um número elevado de benefícios. Para terem noção. Eu quando cheguei aos 37 kg tinha o colesterol mais elevado que uma pessoa idosa com problemas de colesterol... E era magra, mas não consumia as gorduras saudáveis, logo o corpo produzia em excesso o mau colesterol... As carnes vermelhas é outra. Eu porco não como. NO way. Só se vier disfarçado na lasanha e mesmo assim já nem gosto muito, mas como carne de vaca, vitela... Uma coisa que muita gente não sabe carne de vaca é que esta é rica em ácido linoléico conjugado (CLA), um ácido graxo pois actua no aumento da massa muscular, ajudando a reduzir a gordura corporal e a prevenir a diabetes. É rica em ferro que é um dos nutrientes que é mais difícil de o corpo assimilar e retirar de outros alimentos e crucial para uma alimentação equilibrada.Vocês podem e devem comer estes alimentos. A confecção é que é outra história. Se fritarem o ovo e a carne além de reduzir os nutrientes, aumentam as gorduras...

6-Termogénicos queimam gordura- Para quem compra suplementos, deve saber que existe uma panóplia de produtos que prometem melhorar a perda de peso. Há o CLA, há a L-Carnitina e há os termogénicos. Os termogénicos são suplementos que concentram diversos ingredientes estimulantes como a taurina, a cafeína, o guaraná... Etc. Porém o que eles fazem, porque sim eu já os comprei, é que promovem não a queima de gordura, mas sim fazem suar. Suar imenso. Eu própria já suo muito sem estimulantes quanto mais com eles. Antes numa aula de cycling deixava o chão mais que ensopado... Termos... Mas o que quero explicar é o seguinte. O que acontece quando se tomam estes comprimidos mágicos, é que eles combinados com a actividade fazem aumentar a temperatura corporal. Para quem não sabe, o suor é um mecanismo de defesa do corpo, ou seja, serve para regular a temperatura corporal. Os termogénicos além de ter efeitos colaterais, como sensação de náusea, vómitos, mal-estar, arritmia.... São caríssimos e não há provas de que funcionem. Eu já os usei e não fiquei satisfeita. Fiquei apenas mais leve de carteira porque esses frasquinhos custam 30 a 80 euros... E fiquei cega de tanta água que me ia para os olhos. 

7-Limão emagrece e em jejum faz maravilhas- Opa. O limão não faz emagrecer. A mesma coisa que co chá verde. Há muita gente que anda a seguir páginas e nem sabe para que serve beber limão de manhã com água morna e em jejum. Pensam :"Opa, deve ser para perder peso." Mas não. Os limões contêm muitas substâncias, em especial o ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoides, pectina e limoneno, que promovem a imunidade e combatem infecções. Na verdade o limão de manhã ajuda  a eliminar a acidez total do corpo, incluindo o ácido úrico nas articulações, equilibrando os níveis de Ph. Pode sim ajudar na perda de peso, pois corta em parte o apetite, melhoram a absorção de ferro no organismo, coisa que é difícil, ajuda no sistema imunológico porque são ricos em vitamina C, ajudam na digestão, pois eliminam toxinas no trato digestivo, mas o limão por si não queima gordura, apenas é um fruto como outro qualquer mais ácido por natureza com benefícios. 

8- Não comer várias vezes ao dia- Há pessoas que fazem skipping... Saltam o pequeno-almoço, não comem a meio da manhã, almoçam quantidades industriais de comida, não lancham e ao jantar fazem mais uma refeição para um exercito. Porquê??? Além de o metabolismo trabalhar mais devagar, vão sentir-se cansados durante o dia, com falta de concentração, se forem fazer desporto é provável que não rendam nada e pior o metabolismo está ali a ler o jornal... Bem, guess what? Comam mais vezes ao dia. Eu acordo com fome monstra! E porquê, porque ao longo do dia como umas 6 ou 7 vezes. Coisas saudáveis (ou não). Mas na maioria saudáveis. Escolho combinar fruta com proteína, bolachas de arroz... Ao pequeno almoço faço alto banquete xD (o meu namorado que o diga). E por aí adiante. O metabolismo vai ser mais rápido e melhor de tudo é que não sentirão necessidade de comer este mundo e o próximo, pois os níveis de glicose estão equilibrados. Daí os diabéticos terem de comer muitas vezes ao dia....

9-Cintas emagrecem- OMG. Bem. Eu uso cinta, mas porque tenho uma quantidade industrial de ferros nas costas e convém eu ter uma postura correcta. Ajuda-me nisso. Mas não faz emagrecer nem nada do género. O uso da cinta durante o exercício pode fazer reduzir o volume abdominal, mas isso não é perder peso, isso chama-se desidratação. Quando bebes um copo de água, olá barriga :D.

10-Eu sou alta entendida da matéria- Não. Mito. xp . Eu estudo algumas coisas. E como gosto e também testei simplesmente partilho a experiência pessoal. Ainda há mais mitos e outros mitos que às vezes só dá vontade de os patentear como mentiras grandes e cabeludas. Mas pronto. Eu acho que isto para mim são mitos. ^^

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