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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

A primeira Prova de 2016

Bem eu nunca pensei que este ano a minha primeira prova mesmo ia ser 4km e 600 metros, mas vai ser. Estou ansiosa como nunca. Não sei se é por haver prémios monetários ou se é por ânsia de quer mesmo fazer/dar o melhor de mim. São 4000 mil metros e 600 metros. O melhor tempo que fiz aos 4 km foram 16 minutos e não menos que isso. Estou em pulgas e ainda é só sexta-feira.É só uma corridinha, mas já não faço provas há muito tempo e não sei o que esperar de mim... Os meus tempos em treino tem sido  bons, por isso se fizer abaixo dos meus tempos de treino ficarei muito feliz.

 

Outra coisa. Este ano já me inscrevi em duas provas, e cada uma delas tem objectivos ambiciosos. A corrida da Costa Nova, em que no ano passado fiz em 44 minutos e a meia maratona de Aveiro que creio que vai ser a primeira meia maratona a ser realizada na minha linda terra .

No ano passado só fiz a meia maratona de Ovar como já referi num outro post e fiz 1'38 min, estando lesionada, este ano quero fazer 1'30 a 1'34 se tudo correr bem, e na costa espero fazer entre 40 minutos a 41 minutos. Mas como tudo requer treino, ainda tenho uns meses para o feito.

 

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Porque é que para mim é importante participar em provas? Não sei bem ao certo. Porque gosto de competir com os melhores e tento ser melhor, saindo da minha zona de conforto. Porque é um misto de emoções, adrenalina, ansiedade, felicidade, receio, desespero... Porque sou eu ali sozinha com os meus colegas de corrida no coração e  na cabeça que me motivam de uma forma ou de outra. Porque mesmo tendo um acidente, luto com garras e dentes para conseguir ter um bom lugar. Porque correr é isto e muito mais. É uma corrida constante à procura de grandes feitos. Porque quem corre sabe a luta que é, e sabe o quão satisfatório é cruzar a linha da meta. Já tive o prazer de ser premiada em primeiro lugar, tão céptica que nem eu acreditava. Foi emocionante, estar no pódio e a receber aplausos, estar ali com os meus amigos e família.Porque sei que lutei muito para estar alia  receber o mérito. Porque foi mais que um prémio. Foi a vitória de pisar no pódio e ver que eu estava ali para dar tudo e muito mais. Porque embora eu seja uma atleta amadora, sou uma atleta, porque luto como os atletas federados. Porque o meu coração está na corrida e a corrida no meu coração. Eu não sou apenas uma runner obcecada. Nem sempre me preocupo com o meu peso ou o tamanho das calças que visto. Às vezes isso foge-me, porque quando eu corro esqueço os meus dramas e paranóias com o corpo, porque correr faz-me incrivelmente feliz. Sou mais feliz quando o partilho com alguém. Quando corro com alguém, quando corro com o meu pai. è impagável a motivação do teu colega de corrida. Eu nunca corro em equipa, mas corro a pensar em todos eles. Em quanto eu quero que se orgulhem de mim e dos meus feitos. 

 

Porque correr é isto...

É lutar, é querer. Sempre disse que o nosso pódio é o nosso sucesso, é o nosso objectivo cumprido. Eu sempre fui ao pódio. Porque sempre concretizei os meus objectivos. Na vida é igual. Ainda não estou onde queria, nem na vida nem na corrida, mas estou mais perto que ontem, porque faço por isso. O que me move é o desejo de chegar a algum lado e ser sempre feliz quando calço as sapatilhas.

 

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Porque este Domingo quero muito mas mesmo muito dar o melhor de mim, e ansiedade bate forte, e bem o tentarei fazer. E depois logo vos digo como correu e como corri e que sensações tive. 

 

 

E vocês, estão à espera de quê? Desafiem-se, procurei um objectivo e corram atrás dele. Vale muito, mas mesmo muito a pena, porque o nosso sucesso deve-se à nossa entrega.

 

 

Bom fim de semana ;)

Suplementos sim ou não? E o que são?

Que atire a primeira pedra quem ainda não encomendou suplementos para objectivo "Y", objectivo "K" etc etc. Ou quem já não foi à loja de produtos naturais comprar comprimidos, drenantes e outras coisas a pensar que o corpo ia mudar do dia para a noite?

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Suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. São eficazes sim, para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de actividade física e ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.
Actualmente, no ritmo de vida que vivemos, perdemos muitos nutrientes com o stresse, a falta de tempo de preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionistas. Há suplementos para engordar, para perder peso, para tonificar, para definir, para dormir, para aumentar a massa muscular... ETC.

Ora bem. Eu sou culpada. Já comprei tudo o que existe de suplementação. Desculpem, minto.

 

Mas já comprei:

- Termogénicos;

-CLA e L-Carnitina;

-Proteína Isolada, Proteína Normal;

-BCAAS;

-Cafeína;

-Vitamina C;

-Omegas;

-Suplementos para a memória;

-Barras energéticas e barras pós-treino;

-Crómio;

-Drenantes;

 

Fiquei satisfeita com :

-cafeína - como às vezes não tenho horário para correr tenho de ir às 6:30 e não consigo fazer uma refeição muito energética, a cafeína ajuda a elevar os meus níveis de energia e acelera o metabolismo.

-barras energéticas e barras pós treino- são boas para pequenos lanches, completas a nível de nutrientes e muito superiores às barrinhas existentes nos supermercados. São mais caras sim, mas costumam ter proteína e BCAAS. Para mim são boas na medida em que por vezes quero comer algo mais prático e menos pesado antes de treinar ou após treinar.

-Proteína Isolada- Eu já comprei tantas proteínas e já as experimentei antes de comprar e sinceramente só consigo usar a isolada. Porquê? Porque é a única que tolero bem. Eu Já não bebo leite normal, e quando bebo é uma coisa mínima porque gosto, mas dilata-me o estômago. Uso nas panquecas que costumo fazer só para acrescentar mais valor nutricional e sabor, assim como a junto ao quark ou ao iogurte grego antes de ir dormir.

-Drenantes- Usei numa altura em que estava a reter muitos líquidos, foi por recomendação e não por modas. Assim que estabilizei, deixei completamente até porque faz-me lembrar sumos e eu não gosto de sumos (sim pessoas, nem naturais nem o raio que os valha, não gosto de sumos e sou uma freak);

-Suplementos para a memória- Recomendo. Usei numa altura muito chata da minha vida, que foi a Universidade, e eu entre trabalho e  estudar fazia-me falta um reforço de memória, e ajudou-me nesse ponto, quando a minha vida estabilizou, obviamente que deixei, além de quer uma boa memória consegue-se a partir de treino e uma alimentação rica em gorduras saudáveis.

-BCAAS- quando ia correr em jejum usava sim e quando andava no ginásio também. Os BCAAS são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.Existem 20 aminoácidos que são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo, desses 20 aminoácidos existentes, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação. São bons na medida em que ajudam na recuperação muscular e bons para evitar que haja perda de massa muscular quando se treina por períodos prolongados ou em jejum. Actualmente só uso quando o rei faz anos.

 

Relativamente aos restantes que mencionei não senti grandes diferenças. Somente com os termogénicos. Fazem suar bastante, mas não passa disso. 

 

O que quero dizer com este post é simples e claro. Os suplementos como o próprio nome indica, servem para pessoas que não conseguem retirar da alimentação todos os nutrientes essenciais. Fazem todo o sentido serem utilizados por pessoas que realmente tem um défice de nutrientes e o corpo não consegue assimilar. Fazem sentido também em pessoas que pratiquem desportos de alta intensidade e que por consequência disso perdem minerais e vitaminais essenciais ao bom desempenho das funções desportivas e as normais do dia-a-dia. 

 

 

Uma pessoa não deve procurar nos suplementos uma resposta rápida aos objectivos, sim porque vejo imensas pessoas a acreditar no coelho da Páscoa, que vêem resultados numa pessoa e pensam logo que isso se deve à suplementação. ERRADO. Se a pessoa não sofrer de carências e consegue tirar partido da alimentação não precisa de gastar baldes de dinheiro a comprar comprimidos mágicos, porque na maioria dos mesmos, o efeito é PLACEBO, ou seja, faz a pessoa acreditar que resulta. Minha gente se não fazem desporto esqueçam a suplementação, porque não vos vai valer de nada, só vão sobrecarregar o corpo com coisas desnecessárias, sim porque o corpo reage a isso.

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Volto a dizer, não comprem porque seguem uma página de alguém e a dita pessoa promove a dita marca e vos diz que faz bem a  isto ou aquilo. Não concordo com isto. A pessoa promove sim o produto, mas não é necessário que a pessoa/seguidor compre só porque sim, porque vai eliminar os quilos. Não. Não façam isso. 

 

Outra coisa, se praticarem um desporto em questão, específico, haverá sim suplementos para o efeito. Hoje em dia os sites de suplementação encontram-se bem equacionados para isso, para responderem às necessidades específicas de cada pessoa. No meu caso, como só corro e faço treinos funcionais não invento muito. Existe aveia com sabor, que responde aos meus objectivos, embora use a convencional. Uso cafeína, uso proteína porque nem sempre gosto de comer só carne ou peixe e uso para dar sabor às panquecas de claras. Manteiga de amendoim e mais nada por aí além. O resto retiro da alimentação, porque não sou nenhuma atleta de competição e não sofro um desgaste elevado. Nem sempre consumo proteína, só quando não consigo ter a alimentação balanceada. 

 

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Uso manteigas. Primeiro porque são óptimas de sabor e muito versáteis. Dão para pôr no quark, nas papas, nas panquecas, para fazer bolos...Para pôr em batidos... Estas são as que costumo mandar vir. Também há de caju e amêndoa e são excelentes, mas o preço é muito elevado, e prefiro mesmo as de amendoim. Mando vir dos sites de suplementos porque não tem adição de açúcar ou óleos e são mais baratas que as que estão no mercado que não são nada saudáveis.

 

 

 

 

 

 

Se tiverem dúvidas digam :)

 

 

Boa semana e bons treinos XXX

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