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Aquela Runner Obcecada

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7 Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Actualmente as pessoas procuram alimentos saudáveis. Cortam nos convencionais e optam por alimentos da moda. Mas não se esqueçam, às vezes as modas não são assim saudáveis e o alimento mesmo que vos pareça apelativo, nem sempre é o melhor e acaba por ser um tiro na carteira.

 

 

1) Leite de soja- Eu já bebi leite de soja. Não é dos meus alimentos preferidos. Comecei a tomar porque o leite normal fazia-me dilatar o estômago. Mas o leite de soja não é saudável. A soja está na moda e há quem acredite que todos os produtos com soja são mais saudáveis. Apesar de poderem ser uma alternativa para quem tem intolerância à lactose existem várias opções disponíveis no mercado acabam por não ser as melhores. 
Falamos das bebidas de soja com sabores (baunilha, chocolate ou morango, por exemplo), cujo teor de açúcar adicionado é bastante elevado, tornando-se pouco interessante do ponto de vista nutricional para quem pretende perder peso, e mesmo a bebida de soja normal, sem sabores é carregada de edulcorantes o que não faz desta bebida um alimento super XPTO. Se são intolerantes à lactose optem por leite normal sem lactose, ou leite de arroz, aveia ou amêndoas. Eu vario entre estes 3 últimos e também só o uso na confecção de papas.

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2) Muesli e Granola- São bons e uma óptima alternativa para o pequeno almoço, mas não são os reis da alimentação saudável. Isto porquê? O muesli é uma mistura de aveia, frutos desidratados, sementes e passas. A Granola é outra que também peca por ter açucares adicionados com o mel e o açúcar, entre os frutos secos. São bons sim, na quantidade recomendada, porque uma porção destes meninos têm elevadas taxas de gordura e açúcar. Se querem opções saudáveis, comprem vocês os ingredientes façam home made. 

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3) Iogurte Grego-Sim. O Iogurte grego é das melhores opções para garantir uma boa dose de proteína, mas em contrapartida comparados com o iogurte comum, têm quantidades elevadas de gordura e isto deve-se ao facto de serem acrescentadas natas ao iogurte grego, o que aumenta a quantidade de gordura e também de sódio. Mas não desesperem, o nosso herói o LIDL oferece agora um iogurte grego que não tem natas adicionadas e é um alimento super equilibrado, porém o sabor é mais suave. Esse é o iogurte grego ligeiro. Esqueçam os danio e as opções de gregos com compotas. No LIDL este iogurte é super versátil. Podem comprar compotas light e juntar, podem juntar frutos vermelhos e ter um iogurte com sabor, juntar canela, juntar proteína. Há uma infinidade de coisas que podem tornar o iogurte grego ligeiro num iogurte mais nutritivo e saudável, e acima de tudo podem ser creativos e fazer do iogurte uma sobremesa. Façam uma experiência. Juntar iogurte grego ligeiro ou quark 0% linessa com gelatina da condi light. E têm uma espécie de pudim. Amanhã se conseguir coloco aqui a preparação com fotos. 

 

4) Barras de Cereais- Sabem aqueles snacks que levamos para o trabalho, leves e super fáceis de transportar? Sim as barrigas da fitness e afins. Pois gente, essas barras são um não redondo para quem está a tentar perder peso.As barritas disponíveis no mercado têm o mesmo problema de todos os alimentos poucos saudáveis: açúcar, gordura saturada, corantes, aromatizantes, sem falar na questão da grande maioria ter um baixo teor de fibra. E o problemas das barras é que são pobres em duas coisas, calorias e nutrientes. Das duas uma ficam com fome ou ficam com fome, e o que fazem, comem duas barras porque não têm quase calorias, mas em contrapartida ingerem açúcar, gorduras e óleos e outros ingredientes não pronunciáveis.

 

5) Croissant integral e pão de leite- Eu trabalhei numa padaria vários anos e sei à partida avaliar os ingredientes que estes alimentos levam... O pão de leite é um dos alimentos que se consome, conjuntamente com o bolo de arroz, porque as pessoas pensam que é menos calórico e mais saudável que um croissant. Enganam-se... O pão de leite para ser feito precisa de açúcar, ovos, farinha, manteiga, sal.... Mais ou menos o mesmo que os croissants. Por isso não se iludam no seu aspecto fofinho. E os croissants integrais, hummm. Pessoas ser integral não significa que é menos calórico ou mais saudável. WRONG. Eu servi na padaria esses croissants, e também comi um. A sensação que têm, é de que estão a  beber um grande balde de óleo. Estes croissants são basicamente o mesmo, levam as mesmas coisas, oq ue difere é a farinha e em contrapartida acrescenta-se óleo para dar um sabor. Ora eu prensei muitos e a quantidade de óleo que largam é anormal, nem compensa. Mais vale comerem um normal. E outra coisa. Eu nesse dia comi o croissant e andei com a barriga às voltas que fui incapaz de comer alguma coisa durante o dia.

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6) Fiambre de perú ou de frango- Não comem o fiambre da pá, porque se converteram aos fiambres de aves. São melhores... Dizem vocês. Eu sou sincera, quando quero como de um ou de outro, mas não são alimentos interessantes. Ambos os fiambres têm a  quantidade de sódio e gordura semelhantes, porque são uma mistura de carne e pele seca do animal. Para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, de certeza não são boas para o corpo. Podem comer, pessoas, mas não abusem, não se esqueçam que embutidos são dos alimentos mais processados que existem.

 

7)Produtos light e diet -Se vocês tinham a impressão de que poderiam consumi-los sem restrições, esqueçam.Para crianças, os diet e os light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. “Isso porque o fabricante adiciona sódio para manter o sabor. E outra, dão mais fome e o sabor é químico.

 

 

Então pessoas, comprem alimentos normais, ou pelo menos próximos da normalidade. Não tem de ser escravos da vida saudável, mas não deixem que os vosso hábitos alimentares se guiem por modas devido aos alimentos da moda. Comprem comidinha de verdade e sejam felizes e criativos a cozinhar. 


 

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