Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Como participar numa prova de atletismo

De certeza que muitos de vocês já pensaram em participar numa prova perto de vossa casa, ou até noutro sítio qualquer. Uma das provas que gostava de fazer era a meia maratona do Douro, também gostava de ir a um outro país e fazer. Mas este ano vou-me contentar com as provas que tiverem perto e farei a wings for life world run, no porto. 

A primeira vez que participei numa prova foi no ano passado e desde aí tenho tentado sempre superar-me noutras. Ganhei a de Ilhavo na minha categoria e mesmo na Costa Nova superei as minhas expectativas. Lembro-vos que ainda estava a recuperar do acidente de Kart.

Em primeiro lugar, as provas não foram algo que decidi, fui motivada a fazê-lo e tenho a agradecer ao Pedro por isso. Devo a ele e ao irmão que me puxaram para melhorar o ritmo e se não fossem eles ainda corria a um pace de 5;30 :D .

 

Coisas que precisam de fazer para participar numa prova:

 

1º- Precisam de correr frequentemente, já terem passado a marca dos 5 km e precisam de se mentalizar que vão fazer 10 mil metros. Digo-vos que será difícil encontrarem provas de 5 km. Se não correm é simples, comecem a correr. Para uma prova de 10 km precisam de pelo menos aguentar correr 50 minutos seguidos (no vosso ritmo). Para quem nunca correu na vida, é expectável que façam a prova em uma hora e alguns minutos. Para quem já corre, o ideal será começarem a estipular metas para melhorarem  vossa marca. Digo-vos, participar em provas é algo único. Além de uma medalha, é o público e o pelotão que corre convosco que vos incita a não desistir.

 

2ª Pesquisem planos de treino. Não sou fã dos planos de treino. Só segui uma vez um com os meus colegas e dei por mim a desistir ao fim de duas semanas. Aquilo era mais castigo que outra coisa qualquer. O meu plano de treino consiste em pegar nas sapatilhas, tomar um bom pequeno almoço, pois por regra vou correr de manhã, pegar em roupa super confortável, geralmente meias especiais, top e calções, música quando vou sozinha e vou sem expectativas, mas sempre com vontade de ser melhor. Isso não acontece sempre. No sábado passado fui o mais desmotivada possível, mas fiz um bom tempo sozinha nos 10 km, 45 min em treino (pace de 4:30), e ainda somei mais 5 km. O ideal de plano treino para mim é ser fiel a mim própria, sair com vontade e coração e deixar as coisas fluírem naturalmente. Foi assim que fiz após o acidente e desde aí baixei 2 minutos e meio ao meu pace.

 

3ªSapatilhas. São o acessório mais importante malta. Não descurem. A compra das sapatilhas é importante pois são elas que vão aguentar com o vosso peso. Eu tive de comprar umas especiais para a coluna por causa do impacto, mas tenho vindo a reparar que afinal tenho uma passada meia pronadora meia neutra. Passada de pronador, significa que o vosso pé tende a fazer uma espécie de curvatura para dentro como se estivessem os pés a correr um ao frente do outro, e passada neutra é aquela em que pisam com o calcanhar. É essencial que escolham bem as sapatilhas e que elas sejam usadas nos treinos frequentemente para os pés se adaptarem a elas. As sapatilhas mais caras não fazem milagres, mas o treino com as sapatilhas faz, e são com elas que vão realizar a vossa primeira prova.

 

4ªProcurem os eventos de corrida que irão decorrer e escolham uma. Outra coisa. Vejam e procurem saber através de alguém se a organização a prova foi boa. Eu infelizmente tive o desprazer de participar em 2 provas com a pior organização possível. Não vou dizer num post público obviamente. É importante que a primeira prova seja feita por uma organização fidedigna que realmente se preocupe com os atletas e não em somente encher os bolsos  e pôr-se a andar. E outra coisa. Na altura de se inscreverem, por favor chequem bem a inscrição. Já me aconteceu por um erro no computador a inscrição ter ficado no masculino, e no dia da prova isso custo-me o lugar no palco e o prémio, e pelo meio ofensas da parte de uma sujeita...

 

5ªNão sejam tão duros com vocês. Não digam: "Eu não consigo" "Tu falas porque tu corres e não te custa nada" Bla bla. Vocês não fazem a mínima ideia do que é correr com o meu corpo. É duro e não é fácil de todo. Eu deveria ter sido operada este ano, para retirar o que tenho na coluna mas não fui. Eu tenho as costas de uma pessoa idosa, mas parar não vai fazer melhorar nada. Custa e dói um pouco ao início, mas a sensação de correr é suficiente para esquecer as dores das costas. Vocês, os que não tiverem parafusos como eu conseguem também. O corpo humano nasceu para se mexer, para ser activo... Já vem desde a pré-história. Por isso mesmo que demorem mais tempo não interessa! Cada qual dentro do seu quadrado. Ninguém tem de ser melhor que ninguém, a vossa competição são vocês mesmos. 

 

6ª No dia da prova e no dia que antecede a prova comam bem. Não façam como eu que em algumas provas nem hidratos comia. Felizmente hoje já como ... A diferença de rendimento é brutal. Se a prova for de manhã, comam bem ao jantar. Comam hidratos como arroz, batata-doce ou massa, mas evitem ao máximo usar molhos. Se quiserem, comam papas de aveia. No dia da prova, de manhã, não comam tanto ao pequeno almoço, comam algo de rápida e fácil absorção. Por exemplo panquecas de aveia com doce e alguma canela para estimular ainda mais o metabolismo, chá verde ou preto (evitem o café, pois o café é além de muito diurético, estimula os intestinos, e ninguém quer correr aflito para ir à casa de banho). Se a prova for de tarde, façam uma alimentação normal no dia anterior, mas no dia incluam bons hidratos durante o dia, mas nada de molhos, pois facilmente irão sentir-se mal-dispostos durante a prova e o resultado é que vão odiar correr. Não se esqueçam, além de aprender a correr, é preciso aprender a comer para se correr.

 

7ª Tentem não ir sozinhos para a prova. Eu quando fiz a minha primeira prova,a  da Costa Nova fui com os meus colegas, apesar de não nos vermos logo no início devido à aglomeração de gente nesse dia, mas eu sabia que eles estavam lá e quis dar o meu melhor. É importante ter alguém na prova que nós conheçamos para a coisa ser ainda melhor. Haverá também atletas que irão puxar por vocês na prova. Em Ílhavo tenho a agradecer ao Edivaldo que puxou por mim. Vão com o cão, o gato, o piriquito, a avó, o namorado, com o judas.... Vão com alguém, garanto-vos que a sensação é outra.

 

8ª Antes da partida, vão à casa de banho. Se for a vossa primeira prova vão sentir a vossa bexiga mais cheia que nunca. A ansiedade tem destas coisas. Por isso antes de soar a partida, pipi house. Outra. Usem roupa transpirável. Outra coisa. Alfinetes. Existe a possibilidade enorme de não vos darem a dorsal com alfinetes dama, por isso, se levantarem a dorsal nos dias que antevê a prova verifiquem tudo para não correrem o risco de serem desclassificados por um pormenor. O chip também é importante. Pode ser colocado na dorsal na parte traseira ou pode ser daqueles que se colocam na sapatilha. É crucial que analisem tudo. E antes da partida façam um ligeiro aquecimento (eu sou daquelas que não aquece para não fazer figuras, mas também sou aquela que fica toda lesionada nas pontas do cabelo). Aqueçam!!

 

9ª Estabeleçam uma meta. Vão fazer 10 km. Vão correr com 1000 pessoas ou mais. Não se apressem a sair da meta só para não ficarem para trás. Fazer uma gestão do tempo é fundamental para não acabarem a meio da prova a vomitar ou a caminhar. Se tiverem de parar parem e caminhem, mas não parem e voltei a correr até se sentirem melhor. O objectivo é acabar, se já correrão antes o objectivo é melhorar a marca, mas para isso façam uma boa gestão do esforço.

 

10: Sejam felizes. Divirtam-se. Não pensem na corrida e na prova só como uma competição. A maior parte das pessoas que participa vai para se divertir e ir com os seus. Sejam fieis a vocês mesmos, sem pressas e sem falsos moralismos. Lembrem-se, não têm de provar nada a ninguém senão a vocês mesmos. É importante que a corrida/prova seja feita com vontade e afinco. Não têm de se sentir forçados a fazer melhor. Acabem a prova simplesmente. No dia da prova acordem com o maior sorriso de sempre, lembrem-se sempre disto : Há pessoas que sonham em correr, sonham alto e nunca o poderão fazer, realizem o sonho desse alguém, festejem a vossa sanidade e sejam felizes por essa pessoa, alcancem objectivos. Se conseguirem correr uma prova, não há nada que não possam fazer na vida.

 

micaaaa.jpg

cota.jpg

 

"A primeira prova com o coach"

 

*****

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D