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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Correr melhor e treinar Melhor

Muita gente não sabe, mas quem pratica atletismo tem de fazer um pouco de tudo. Há pessoas que só fazem musculação, outras só fazem bicicleta, outras fazem dança... Etc. A corrida é um desporto que exige mais do que se pensa. Não é só correr e pronto. As coisas tem de ser feitas com pés e cabeça.

 

"Ah eu não corro para ser melhor que ninguém!"

"Ah eu só corro para ser activo/a. Ah eu corro por lazer."

 

Ninguém vos disse que correr tem de ser algo de competitivo, mas como qualquer desporto deve ser feito com pés e cabeça, porque há inúmeros erros que podem e devem evitar.

 

Eu comprei um livro sobre corrida e maratona, que fala em várias coisas que a corrida engloba, desde a parte em que se fala dos músculos e das suas funções, da passada de cada pessoa, de treinos, tem exercícios, fala sobre a alimentação... Em resumo é uma Bíblia, ou melhor falando, um manual de instruções para correr. Confesso que eu tenho coisas a melhorar, que além de comprometer o meu objectivo não me fazem ser mais rápida. O principal a passada. Como disse o Treinador, eu ainda não tenho a passada elegante que deveria ter, que parece que faço sapateado, isto porquê, eu corro a pisar o chão com o calcanhar, exercendo uma grande força. Ora eu pensava que era preciso pisar com o calcanhar, mas não, além de gastarmos mais energia e perdermos força, há um grande impacto na coluna. Vamos ficar mais lentos e muito mais fracos. 

Exercícios de técnica que podem ajudar:

Skipping Alto

skipping alto.jpg

 

Skipinng Baixo

 

baixo.jpg

 

Corrida a chutar o pé (Alto e Baixo)

chuto.jpgchuto2.jpg

 

Dribling

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Outra coisa postura....

 

Sempre pensei que tínhamos de correr sempre com o tronco direito, mas não é bem assim. Deve-se inclinar ligeiramente o corpo para a frente e não o tronco. Não é correcto correr nem muito direito nem muito inclinado, o suficiente para não existirem dores lombares. Eu ontem fiz esta experiência e estava a correr a 4'17, que tive de baixar porque estava a aquecer lol. 

 

A cabeça: Não olhem para os pés. De certeza que não aparece uma casca de banana, nem um gatinho no vosso caminho. Tem de se concentrar. Olhar para o chão só vos vai consumir energia. Olhem em frente, orgulhosos.

 

 

Ombros: É algo que juro-bos tenho que melhorar e que me causa imensas dores porque tenho tendência a roda-los muito para a frente quando mexo os braços. Não pensem neles. Façam de conta que não existem.

 

 

Braços: Já vi de tudo. Há movimentos engraçados, mas que também não deixam de ser bons para quem os faz. O que quero dizer é, os braços são uma parte que é muito esquecida, mas eles juntamente com as pernas são responsáveis para nos dar impulso para a frente. E são os braçinhos que nos fazem subir aquelas rampas e subidas vertiginosas. Corram sempre a movimentar os braços. Não os tenham estáticos porque só irão ficar mais lentos, os braços tem de acompanhar a vossa passada.

 

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Mais. Para correr é preciso mais que correr, é preciso treinar força. O core principalmente, mas isso falarei noutro post. 

 

Vos-vos descrever o treino de ontem mas sem séries:

6 km a rolar: 4'30 

4 km a rolar à volta da pista : 4'45

Exercícios de técnica: os descritos em cima e :

-caminhar numa linha com o braço contrário ao pé (caminham com a perna esticada com o pé coma ponta para cima e tentam ir com o braço contrário à ponta) Isto exige trabalho de abdominal porque a ideia é não sair da linha e além disso alonga bem os músculos.

-saltos com pés juntos para as escadas : (se andarem no ginásio podem fazê-lo para a caixa do crossfit, quanto mais alto melhor,ou em casa saltam para cima de algo estável-trabalham muito o quadril e os gémeos;

-saltos em altura na caixa de areia- quanto mais longe melhor, tem de dar o maior impulso máximo para saltar longe, sempre seguido até sair da caixa e repetir;

-skipping baixo e alto à volta da caixa;

 

Ainda fiz mais uns fora da pista que não sei bem o nome.

 

E fiz mais 5 km fora da pista a rolar para recuperar. Fiz no final 5 minutos em prancha.

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Estou entusiasmada com os treinos. O Treinador disse que em melhorando a  passada chego aos 40 min nos 10 km. Era bom que fosse já na corrida de Aveiro que antecede a meia de Aveiro, mas contento-me com 41 a 42 minutos. Nessa corrida irei correr não como individual, mas se tudo correr bem corro pelo Beira Mar. Em Março, tenho de reforçar os treinos e tenho de correr mais um dia da semana ou fazer treino cruzado, e acho que optarei pelo cruzado para variar das corridas. As meias maratonas exigem muita preparação de véspera. E pronto hoje é só isto. Amanhã volto a ter treino, mas desta vez vai haver séries. Nem que as faça sozinha. Vai haver muita técnica e muita dedicação e também espero já ter planinho de treino *.*.

 

 

Bons treinos malta 

 

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