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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Estou de volta e com 10 erros que os corredores cometem

E pronto. Andei desaparecida algum tempo, talvez por querer concentrar-me em estar bem psicologicamente, porque viver é isto, tanto podemos estar bem ou mal, ou ser mais ou menos fortes. Mas sinto-me melhor

Hoje o post é sobre 10 erros que as pessoas cometem quando iniciam o running.

 

1º- Quantos mais km melhor- Quem começa a correr, de certeza que não é um papa km, no meu caso, eu sou culpada, tanto que já mudei a estratégia, e quando vou correr incluo séries. Correr mais km não significa que irão perder mais peso ou ficar mais rápidos. Ganham sobretudo resistência, mas não passa daí, e correm o risco de sofrerem lesões por sobrecarregarem as articulações e aumentam o risco do catabolismo, que é quando passam muito tempos seguido a correr. Se estiverem a treinar para uma maratona é normal que o façam, se for para 10 km não vejo para quê fazerem distâncias superiores.

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2º Comprar sapatilhas de 100 euros para cima - É comum as pessoas pensarem que quanto mais caro, melhor é. Nada a discutir. Porém se são iniciantes, não vão logo comprar as sapatilhas mais caras do mercado só porque sim. Além de haver um risco de se desiludirem e não ser a sapatilha ideal, ficam mais pobres. Se são iniciantes, procurem umas sapatilhas que vão de acordo às vossas necessidades, pois há sapatilhas para diferentes tipos de passada, há sapatilhas para treino intensivo ou regular, há sapatilhas em que o peso do atleta influencia... Tudo conta. Comprem as essenciais com recurso a opinião de especialistas e opinião de quem corre há mais tempo.

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3º Não comer bem- Este é um dos maiores erros que se cometem. Eu sei porque já o fiz. Eu era típica menina, no carbs alowed. Sabendo bem que desporto de endurance necessitam de hidratos de carbono para acompanhar o dispêndio calórico. Ultimamente tenho incluindo hidratos de carbono sempre e em todas as refeições. Sinto-me muito melhor. Nem compulsões nocturnas e claro a barriga voltou ao normal.  O problema de quem faz desporto ou está a começar, é que não estrutura bem a alimentação. Há pessoas que julgam que correr faz emagrecer, sim fará emagrecer se tiverem um plano alimentar adequado. Não esperem comer hambúrgueres, pizzas e fazer 21 km que vão emagrecer. Não é assim que funciona. Até certo ponto podem emagrecer a comer porcaria se mantiverem um racio de calorias que o permita, mas quais os benefícios? Pois. O ideal é ter uma alimentação equilibrada e sem neuras com direito a uma facada semanal. Vão sentir-se melhor, perderão peso e será mais fácil mantê-lo.

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4º Só correr- Eu sou apologista de que qualquer deposto deve ser conjugado com outro diferente para termos melhorias. Isto porque o corpo memoriza as coisas até criar um hábito. É a mesma história, se igual fizeres, igual ficarás. Quando se iniciam a correr, é normal o corpo sofrer mudanças, porque até aí estava habituado a ser sedentário, porém com o tempo, a repetição, o corpo não responderá mais, pois o estímulo é sempre igual. O corpo não reage a isso. Não melhora nem piora, simplesmente fica estagnado. A consequência de só correr pode causar falta de força nos outros membros. Por exemplo eu. Ultimamente só corro. Os únicos estímulos diferentes que dou são as séries nas corridas e muito pontualmente faço insanaty. O que espero introduzir no meu plano de treino quando tiver mais um dia para treinar é insanaty e natação. Variação é importante. Não se limitem a correr, intervalem com outros desportos.

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5º Não beber água- Correr é uma actividade, que provoca uma elevada perda de água. É essencial beber água. Quantos mais km fizerem, maior será a necessidade. Bebam 2 litros por dia ou 2'5 nos dias em que façam desporto.

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6º Falta de descanso- Não dormir e treinar todos os dias. Maior erro de sempre. Eu já passei por isso, senão nem o escrevia aqui. As consequências para quem não louva um ou dois dias de descanso são muitas (irritação, perda de rendimento, depressão, lesões permanentes, fadiga muscular, tensão baixa, problemas cardíacos...) Eu já andei irritada, com depressões porque não descansava. O pior de não respeitar o rest day, é quando porventura, as lesões começam a aparecer. No entanto continuamos a forçar porque nos achamos os seres magníficos, os super tudo, mas depois lá acabamos a rastejar numa prova e a desistir na pior das hipóteses. Louvem o vosso sono de beleza, e uma vez por semana descansem para o corpo se regenerar.

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7º Começar a correr sem ter feito exames- Estava uma bela manhã de sol e o João/Joana decidiram . Hoje vou correr. Hoje vou ser diferente. Correm 100 metros e dá-lhes o pífaro. Ora ok. A não ser que estejam com a saúde em plena regularização, com tudo ok, o médico até disse para fazerem desporto, façam. Porém caso já não visitam o vosso médico desde que eram bebés (ok exagero), façam um check up, pois podem correr sérios  riscos de se aventurarem a fazer desporto sem saber se têm algum problema. A cautela é amiga. Eu após o meu acidente de kart fiz uma entrevista à médica só para saber o que podia ou não fazer com os meus ferrinhos das costas e até agora ando aí na maior. 

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8º Usar roupa nada a ver- Eu já vi de tudo neste mundo. Já vi pessoas a correr com extra roupa no Verão, cintas, roupa que usam para limpar a casa... Sabrinas... Minha gente correr com roupa certa, na altura do ano certa. DE da adianta usarem 5 kg de roupa para suar mais, vão perder água e não gordura, vão sentir-se tontos, podem acabar por desmaiar. Usem roupa transpirável e não vão na teoria que quanto mais roupa mais emagreço, quem acreditar nisso, bofetada na cara de luva branca.

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9º Não alongar após correr- Eu cometo este erro e corro há algum tempo. Porquê, nem sempre tenho tempo para completar esta etapa. Porém quando o faço sinto diferenças. Em primeiro lugar, após correr não se deve parar de repente, é preciso o corpo entrar no ritmo cardíaco normal e se arrefecerem logo de repente, as lesões começam a vir. Façam alongamentos. Não precisam de muito tempo. Se tiverem tempo façam 10 min de alongamentos, se tiverem menos, 5 minutos bem investidos. Os músculos agradecem e quando derem por vocês as dores musculares serão menos intensas.

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10º Tentar correr além do seu ritmo- Falando já numa prova. Inscreveram-se na vossa primeira corrida. 10 km. De certeza que no meio de tanta gente temos pessoas de variados ritmos, desde os mais rápidos aos mais lentos. Porém quem faz uma prova pela primeira vez comete um enorme erro. Correr os 2 primeiros km muito abaixo do seu ritmo de prova (sim também já fiz isso). O ideal é : Não se apressem a apanhar os mais rápidos. Sejam rápidos nos vossos limites. Isto porque se não respeitarem os vossos limites, correm um elevado risco de não terminar a prova, e na pior das hipóteses acabam por ir na ambulância. Sejam conscientes e modestos. Não são profissionais e eu já aprendi a lição com isso da pior forma .

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E bem por hoje foi isto. Alguém vai à corrida da Cidade de Aveiro Domingo? Como vão os treinos? Amanhã o post vai ser sobre exercícios para melhorar a performance na corrida ^^

 

 

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