Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Insta Runners #MARILINE SANTOS <3

O mundo  da corrida é mais que correr, ir a pódios e ganhar medalhas, superar ou simplesmente terminar a corrida. É um mundo onde se conhece muita gente. Uma vez por semana irei dedicar a cada Runner (profissional ou não) um post e um questionário. Aprender com os outros e conhecer outros. Hoje foi a Mariline Santos. Uma miúda incrível, que já tive o prazer de conhecer. Leiam e percam-se com a genuidade e o sorriso lindo desta menina. A corrida para ela além de todos os desafios que acarreta ajuda-a noutros pontos mais sensíveis da vida. 

 

Olá! O meu nome é Mariline, tenho 19 anos (menos de um mês para entrar na casa dos 20 :p), tal como a nossa querida Miriam tenho um IG onde partilho a meu dia-a-dia, as minhas refeições, treinos, etc. De momento estou a estudar Contabilidade em Aveiro, último ano, finally eheh. O meu Ig pessoal é @mar.s.runner.

 

 


Quando começaste a correr e porquê?
Bem.. Desde sempre corri.. Inicialmente em Educação Física (como a maioria das pessoas né xd), algumas vezes nas férias com amigos e para mexer um pouco o corpo e não ser só alapar o rabiosque na toalha, apanhar sol e comer xd. Basicamente era isto, até conhecer o meu atual namorado.. Por alguma razão corríamos de vez em quando, porque nos fazia bem e apetecia, não por uma razão específica, mas foi a partir daí que a paixão começou a crescer, até que mais ou menos em Fevereiro deste ano, foste correr a um parque de uma cidade aqui perto e estava a decorrer uma prova de atletismo! Coincidência?! Talvez sim, talvez não. Costumo dizer que foi aí que me deu uma “luzinha”. Enquanto corríamos (sem atrapalhar a prova claro xd) disse-lhe que até gostava de entrar para o Atletismo, que já tinha pensado nisso, mas sem grande importância digamos assim.. E pronto, ele insistiu comigo para ir falar com o treinador de um clube perto da minha região e lá fui toda entusiasmada xd Quando dei por mim, nessa mesma semana já estava a frequentar os treinos. Sim, ainda sou uma novata nestas andanças, mas lá está a paixão já a tinha, mas ainda não a tinha descoberto.
Quantas vezes corres por semana? Nº de quilometragem semanal.
Por semana no mínimo 3 vezes, fazendo cerca de 18 km semanais (pouquinho, mas lá está! Novata xd) Nas semanas que consigo treinar mais vezes, umas 5/6 x, já passo a marca dos 40 km á vontade 

O que sentiste a nível de saúde com a corrida?
A corrida sem dúvida que me ajudou muito! Pouca gente sabe, mas costumo ter ataques de ansiedade, dor no peito, etc.. E a corrida ajudou bastante nisso. Não melhorei por completo mas a frequência com que tinha esses ataques reduziu, apesar de já estar a ser medicada.
De momento encontro-me também com uma depressão (daí também os ataques...Isto sim, raras são as pessoas que me conhecem e sabem xd) e apesar de estar a ser tratada, a corrida tem sido essencial para me ajudar na recuperação. Aliás, o meu psiquiatra disse que a corrida também ia ser muito fundamental para uma recuperação mais rápida, até me explicou com palavras mais científicas e termos médicos que não interessa estar aqui a nomear 



Sobre lesões a correr. Já tiveste? Quais e porquê?
Infelizmente sim.. Não se soube ao certo o que foi. Inicialmente desconfiaram de Tendinite no joelho, mas nunca acabaram por dar uma palavra em concreto... Também não apareceu de repente, foi aparecendo uma dor, porque nunca liguei muito a alongamentos e quando não ia aos treinos com o clube e treinava por mim, chegava a casa, alongava, mas nunca com a devida importância.

O que pensas em complementar outros desportos com a corrida? (musculação natação, outros…)
Sem dúvida que acho que a corrida deve ser conjugada com outros desportos! Musculação para reforçar, visto que ao corrermos “queimamos” músculo. Já a natação e bicicleta/ciclismo já acho mais fundamental, pois para nós corredores para ganharmos velocidade uma boa técnica é fazer treino cruzado, ou seja, correr e depois fazer natação/bicicleta! Por isso quem tiver disponibilidade, tempo acho que o deveria fazer 

Costumas correr em provas? Se sim, porquê?
Sim, como faço parte de um clube de Atletismo e sou Federada sempre que há provas e tenho disponibilidade o treinador inscreve! É claro que em todas as provas há sempre aquela vontade de vencer, de dar o máximo e ser competitivo, mas o que se vivencia é muito mais que isso! Conhecer pessoas novas (foi o caso da Miriam, conhecemo-nos pessoalmente numa prova), sentir aquela satisfação ao passar a meta, o incentivo das pessoas que estão lá a puxar por nós, a dar-nos força, o convívio, etc.... A isso sim eu chamo vontade de ir a uma prova, e não apenas o facto de irmos lá, correr e pronto.

 

Suplementação na corrida? Sim ou não? 
Pessoalmente não consumo.. Não tenho nada contra a quem consome. Apenas sou um pouco céptica em relação ao assunto e prefiro ingerir todos os nutrientes e vitaminas de que preciso através de alimentos 

O que é te faz calçar as sapatilhas e sair à rua para correr?
Faz-me sentir ativa, repleta de energia, motivada para superar ritmos/tempos/km anteriores, pois sei que por mais duro que for o percurso, por mais tempo que corra, por mais suada que fique, vou terminar o treino com ainda mais energia, motivação e principalmente acabo mais alegre... É complicado expressão um misto de sensações xd

Sentes que existe alguns preconceitos nas provas de atletismo quando comparamos mulheres e homens?
Não diria preconceitos, até porque a partir dos séniores ambos os sexos correm juntos, a mesma distância e percurso (na maioria das provas). Apenas há aquele pensamento geral de que se um atleta masculino correr com uma feminina que chega em primeiro lugar, mas lá está, são coisas que já veem de séculos e séculos atrás em que os homens é que eram os “fortes” e as mulheres eram o sexo “fraco”

A família e amigos apoiam-te na corrida? Se não esclarece porquê?
Mais ou menos tanto a família como os amigos xd! Até diria que os amigos foram mais “abertos” em relação á minha entrada no atletismo. Ao início foi mais complicado ter o apoio da família... Vinham com a história que era a mania das dietas e que queria emagrecer e bla bla bla. Não tentaram compreender que gostava mesmo disto e que queria ir com isto para a frente. Mas pronto, os meus pais já acabaram por me ir apoiar a duas provas e cada vez estão mais habituados á ideia de que corro porque gosto, porque me faz bem e porque quero melhorar, em tudo, em termos de Atletismo.

Qual é o teu objetivo quando corres? 
Os principais objetivos que sem dúvida é a nível pessoal e a nível de superação, superação para comigo mesma, e para me tornar melhor neste desporto, pois espero que dê frutos no futuro.
A nível pessoal, porque sei que me faz bem, liberto a cabeça, fico mentalmente mais leve. Gosto de me superar de treino para treino, comparar ritmos, distâncias, tempos, etc. A nível de competição nem tanto porque como ainda estou a iniciar sei que mesmo que faça a prova com o maior nível de confiança e competição, nunca irei ao pódio para já 

 

Se tivesses de dar 3 conselhos a quem quer começar a correr, quais seriam?

 

* Não o façam sempre com o pensamento na cabeça “tem que ser”, mas sim “eu gosto disto” ou “eu quero isto”.
*Comecem calmamente, sem pressas, principalmente se correrem acompanhados convém irem sempre ao vosso ritmo e não tentar acompanhar o ritmo dos outros.
*No fim alonguem sempre muito bem! Mesmo que corram 15/20 min, não interessa. Os alongamentos são fundamentais!

E por fim...

Se tivesses de desistir de correr porque seria?
Por algum problema/condição médica que impossibilitasse mesmo!! Falta de tempo pra mim não é desculpa!Mesmo que tenha tudo e mais alguma coisa para fazer, a semana repleta de tarefas, pelo menos 1 vez nessa semana teria de treinar! Parar, desistir, acabar com as corridas não estás nos meus planos!

 

 

E foi a Insta Runner Mariline :) 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D