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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

#INSTARUNNERS FlyRunner The Iron Woman

Hoje venho dar-vos a conhecer uma pessoa pela qual tenho um carinho especial e que tornou-se uma amiga que de vez em vez quando a chateio me ouve e dá os melhores conselhos. É uma inspiração para mim, não só pela forma como corre (o próprio nickname indica), esta mulher voa. É uma mulher de armas, generosa, sempre preocupada com o próximo e hoje dedico a esta mulher com M grande, este post. Também lhe quero dar um especial obrigada por me ter feito sorrir inúmeras vezes sem ela saber. Obrigada Ana. Este é para ti.

 

Olá sou a Ana Reis, tenho 36 anos e sou farmacêutica. Podem acompanhar-me no meu IG @flyrunner

 

 

 

Quando começaste a correr e porquê?

Comecei a correr em 2012.

Sempre fiz ginásio, mas por motivos profissionais cada vez tinha menos tempo para ginásio, e para me sujeitar aos horários das aulas, então decidi calçar as sapatilhas, sair á rua e correr! Fui com uns amigos e custou-me tanto!! Nem 6km devo ter feito J Vi aquele dia como um desafio e não parei mais! Por outro lado a liberdade de horários era o ideal para mim.

 

Quantas vezes corres por semana? Nº de quilometragem semanal.

Regra geral 3ou 4 vezes.

Talvez 50km semana em média

 

O que sentiste a nível de saúde com a corrida?

Por incrível que pareça correr dá-me energia! Cada vez me sinto mais activa e ajuda-me a dormir melhor!

 

Sobre lesões a correr. Já tiveste? Quais e porquê?

Lesão mesmo nunca tive.

Já senti dor no adutor e joelho direito, no glúteo também. Mas basta o menor sintoma para eu abrandar e tratar logo com massagem e alongamentos.

 

O que pensas em complementar outros desportos com a corrida? (musculação natação, outros…)

É essencial!!! Faço reforço muscular 2x semana e natação também 2x semana. Parei a natação 6 meses por ter partido o pulso m s agora estou de volta!

 

Costumas correr em provas? Porquê?

Costumo! É uma adrenalina incrível!! Ambiente brutal! Altura ideal para ver a evolução!

 

Suplementação na corrida? Sim ou não. Diz a tua opinião.

O ideal seria não suplementar e ir buscar tudo o que precisamos aos alimentos.

Por vezes não é possível e se, após exames, chegarmos á conclusão de que há alguma vitamina ou sal mineral em défice acho que devemos suplementar até restabelecer os níveis e depois tentar equilibrar o volume de treino com alimentação

 

 

O que é te faz calçar as sapatilhas e sair à rua para correr?

Cansar as pernas para descansar a cabeça.

E para manter a forma física também.

 

Sentes que existe alguns preconceitos nas provas de atletismo quando comparamos mulheres e homens?

Talvez….mas muito pouco! As mulheres correm menos que os homens!É um facto! Nada contra isso! Daí haver classificação masculina e feminina.

Por vezes há provas com vários escalões masculinos e só um feminino, isso acho errado!

 

A família e amigos apoiam-te na corrida? Se não esclarece porquê?

Em relação aos amigos há de tudo, há uns que apoiam, e até correm comigo e outros que acham que sou louca! Os sedentários claro..é que acham que sou louca!

O mesmo quanto á família! A família mais chegada, pais e irmãos, apoiam!Se digo que tenho alguma corrida  ou até treino, respeitam sempre e coordenam horários comigo.

Familiares mais afastados fazem o comentário clássico “corres tanto, não te cansas”…Nem respondo.

 

 

 

 

Qual é o teu objetivo quando corres?

Nos treinos tento conseguir maiores velocidades, pensar na técnica e correr melhor! Nos treinos de recuperação é só rolar…ouvir o barulho da natureza! :) 

Nas provas tento bater o meu recorde pessoal.

 

 

Se tivesses de dar 3 conselhos a quem quer começar a correr, quais seriam?

1-Seguir um plano de alguém especializado na área.

2-Nutrição é super importante!!!!

A boa nutrição não transforma um atleta de fim de semana num atleta olimpico mas uma má nutrição transforma um atleta olímpico num atleta de fim de semana!

Um atleta pode ir competir sem treinar mas não consegue competir se não comer!!!

3- Correr muito não faz correr melhor! Tem que haver suporte muscular para todo o impacto da corrida! É dos desportos mais agressivos, por isso trabalho de força é fundamental!

 

E por fim,

 

Se tivesses de desistir de correr porque seria?

Uma lesão ou um problema de sáude fariam-me desistir….

 

 

 

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