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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Perder Barriga com Pequenas Coisas

Hoje vou falar de uma coisa que interessa a muita boa gente. Como perder aquele inestético pneu? Sim aquela pneu que sem querer ficou alojado na barriga. Bem é muito simples e não é difícil perceber como perder a barriga.

 

Para começar, vou acabar com um mito.

Fazer exercícios localizados não resulta. Não existem exercícios milagrosos para perder rabo, braços, barriga etc. Uma pessoa quando treina deve solicitar todos os músculos do corpo. Dou-vos o exemplo mais fácil. O agachamento um exercício que solicita muito a força da barriga e quanto mais a contraírem durante o exercício melhor. Aí estarão a trabalhar o core sem dar por isso e os abs aparecem. Não precisam de fazer 10.000 mil abdominais todos os dias numa sessão de treino. Sim, porque isto é triste mas é a verdade e uma pessoa até perdoa e tal, mas que é frustrante de se ver, lá isso é. É como o exemplo da menina que dei ontem, a esta hora ainda deve fazer 1000 abdominais e está igual.

 

Como disse, para perder barriga só fazer exercícios "localizados", como lhes quiserem chamar não chega e nem deve ser feito como acham que deve ser feito. Dou um exemplo. Eu treino abdominais ou uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias, e não tenho barriga. Vou colocar aqui uma foto de como ela está actualmente após duas refeições.

 

Decerto já ouviram falar, que abdominais constroem-se na cozinha. Nada mais correcto. Se optarem pelos alimentos certos vão ver a barriga a encolher. Um dos alimentos que tive de eliminar, foi o leite animal. Notei diferenças e a redução de lactícinios fez-me começar a  ficar meia intolerante, porque como não tenho a enzima que digere a lactose (açúcar do leite) o estômago dilata, a barriga incha e eu fico mal-disposta. Experimentem trocar o leite animal por outros leites de origem vegetal, ou trocar por leites mais magros/ousem lactose. São mais caros mas valem a pena, para não falar que os produtores do leite alteram o leite várias vezes (se virem na base do pacote de leite um nº que vai de 1 a 7) significa que o leite já foi à fábrica ser alterado para ser consumido, isto altera as propriedades do leite e consequentemente o seu sabor.

 

Vegetais com força- Comer muitos vegetais além de nos saciar, são alimentos que necessitam  de uma grande quantidade de energia para serem metabolizados. Ou seja, quanto mais fibras ingerirem mais calorias iram gastar para o corpo as metabolizar. No entanto à noite prefiram saladas, pois o consumo de vegetais  à noite pode causar azia e inchar. Outra coisa que vocês podem não saber, é que o corpo não consegue digerir as verduras totalmente, elas vão limpar o organismo e expulsar as toxinas do corpo. Fixe não? 

 

Proteína- O mesmo como os vegetais, além da ingestão de proteína contribuir para o ganho de massa magra, também são nutrientes que precisam de muitas calorias para serem digeridos ( proteínas animais como ovos, carne de aves, queijos magros...);

 

Hidratos de Carbono- Comer hidratos de carbono é importante e eu digo isto porque sem eles andava mais irritada, mais stressada, e tudo isso contribui para aumento de barriga. A carência provoca logo alterações no corpo. Quando comecei a ingerir hidratos, a minha barriga deixou de estar inchada, ficou mais delineada, mais lisinha. Mas há que optar pelos bons, frutas, legumes, batata doce, arroz e massas limpos. Mas não se esqueçam, é bom comê-los mas não abusar também. Há pessoas que se fartam de comer porções de fruta, mas esquecem que a fruta tem açúcar. O ideal é consumir 3 peças por dia. Eu geralmente opto de manhã ao pequeno almoço, quando como mais, e nos lanches.

 

Beber água e chás- Quanto mais água beberem, menos retenção farão. Mais sal expulsarão do corpo e menos barriga irão ter. Além de que, por vezes vocês sentem fome, mas é uma fome que pode vir disfarçada de desidratação, ou seja, podem ter acabado de comer há uma hora, mas no entanto a fome volta. Experimentem beber um copo de água. Se a fome passar é porque estavam desidratados. Beber chás que acelerem o metabolismo também é boa ideia. O chá preto, o verde, branco e vermelho são óptimos.

 

Reduzir açucar- para ter uma barriga lisinha, temos que abolir aquela coisa que nos faz a vida mais doce. O açúcar. O açucar provoca um aumento da gordura visceral, porque é um hidrato de carbono de rápida absorção pelo organismo. O que não for utilizado, vai ficar em reserva e onde? Isso mesmo, na barriga. Daí ser necessário apostar em alimentos que não causem picos de insulina.

 

Reduzir comidas processadas- Eu já falei nisto aqui, mas as comidas, refeições altamente processadas causam efeitos no nosso corpo a longo prazo. No mercado existe uma enorme variedade de produtos, mas sempre que formos ver um rótulo, não sabemos nem pronunciar os ingredientes. São alimentos com elevado teor de gordura, sódio que quando consumidas são absorvidas rapidamente pelo organismo e se convertem em gordura visceral.

 

Se fizerem uma alimentação correcta garanto que a barriga irá diminuir. O mais difícil é educar a boca, não educar o corpo a fazer desporto.

 Se quiserem fortalecer o musculo abdominal  torna-lo mais visível, devem fazer exercícios com carga e os mais simples e completos. Por exemplo:

 

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Para mim estes exercícios são os mais básicos e os mais funcionais que existem, porque trabalham quase todos os músculos do abdominal. Trabalhar com carga também é importante, se a pretensão for definir a barriga. Se colocam peso nos outros músculos, também o abdominal deve ser trabalhado com carga ou então ele nunca vai aparecer.

 

Se combinarem um circuito de abdominais com treino de cardio a perda de gordura vai acontecer. Deixo aqui um circuito, tabata que podem fazer. Trata-se de um circuito com 5 exercícios, cuja duração é 60 segundos com um minuto de descanso. Devem fazer 5 vezes. Combinem com alguns exercícios uma vez por semana, e no resto da semana podem fazer outras coisas(caminhar, ir ao ginásio, andar de bicicleta, natação, correr, dançar...). Abdominais, esqueçam a  teria que com exercícios localizados vão ter a barriga perfeita. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=tG43VyY3tz8

 

O segredo é ter uma alimentação o mais limpa possível e treinos inteligentes. Muita hidratação, poucos doces e gorduras e muita paciência. 

 

Deixo-vos aqui duas fotos da minha pança, que nem é definida nem é gorda. É resultado de uma alimentação variada, com poucos excessos e exercício Q.B. Como disse, eu quase não faço abdominais.

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 Dúvidas? Coloquem. Gosto de ver comentários de quem lê as minhas publicações, boas ou más, opinem . Deem sugestões do que gostariam de que falasse. Ontem falei das evoluções porque uma querida comentou e fez muito bem. A vossa participação é muito importante.

 

Beijinhoss

 

 

 

 

 

 

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