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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Principais Erros que as pessoas que fazem dieta cometem

Dietas... Exercício... A equação certa para se perder uns kg extra que se tenham acumulado aqui e acolá. Ora muita gente faz imensas dietas, passa metade do seu dia no ginásio, ok exagero, mas eu sou culpada nesta história porque já estive das 18:00 às 21:00 no ginásio. Primeira  a entrar e última a sair, mas a primeira a estagnar.

 

Eu há uns bons 4 anos cheguei a pesar 70 kg. Fui avaliada no ginásio e estava a chegar quase à pré-obesidade. Quem me vê, sabe que tive anorexia, pensa que fui magra a vida inteira. Isso é verdade. Sempre fui magrinha. Mas quando fui para a Universidade engordei uns bons quilos. E o pior é que eu frequentava o ginásio e corria. Ora eu fumava... Ora eu saia de vez em quando... Ora ok, eu era jovem e só fazia asneiras.

 

Depois de muita cabeçada que levei com o peso que ganhei por descuido. Comecei a verificar que erros cometia, e hoje em dia como muito e até consigo perder peso.

 

Ora quais os erros? As pessoas cansam-se de fazer dieta e exercício até à exaustão. No final do mês, após o sacrifício, a balança mostra aumentos de peso, ou peso igual, ou então umas míseras gramas a menos, que no meio de tanta carga de lanho do ginásio e pratos de alface, vos faz cair no desespero.

 

1º Erro- Petiscar entre refeições- É comum, as pessoas que estão de dieta, irem comendo uma dentada duma sandes ali, ou um chocolate acolá, sem se aperceberem. Por exemplo vão jantar fora e até vão comer saudável, mas trazem-vos entradas para a mesa. Vocês comem um pouco de pãozinho, um pouco de manteiguinha, broa, queijinho... Ao fim ao cabo em entradas já consumiram aprox. 300 calorias, senão mais. E em casa fazem o mesmo. É como as compulsões alimentares, comem algo fora da dieta e não se apercebem. O ideal é que apontem o que comem, até mesmo as dentadas nos snacks do colega de trabalho, aquele bolo que pensam que não fará diferença.. Numa dieta de perda de peso, tudo conta.

 

2º Erro- Não beber água suficiente- Não contabilizem a água contida nos sumos naturais, que a meu ver não têm benefícios nenhuns, só desvantagens (o típico sumo de laranja natural). Beber água é fundamental no que toca  a perder peso. Não que a água seja uma fórmula mágica que faça emagrecer, mas contribui imenso para a redução de fome, desintoxica o corpo, faz-vos ir à casa de banho e isso no que toca a pessoas com tendência a ter dificuldades a ir à casa de banho, ou que retenha líquidos é óptimo. Vão parecer menos inchados e a vossa pele agradece. E outra, as pessoas confundem muitas vezes fome com desidratação, na dúvida, bebam água. 1,5 é o que basta.

 

3ºErro-Não tomar o pequeno-almoço- Devia haver um protocolo que obrigasse as pessoas a tomar o pequeno-almoço, pois a maioria não o faz e as desculpas são: não tenho tempo, não tenho fome quando acordo, ah tenho filhos e tenho que os vestir... Não arranjem desculpas, mas sim soluções. Um exemplo, têm filhos e têm de os preparar para escola, acordem mais cedo. É preferível acordar mais cedo e comer algo do que sair de casa sem nada comer e depois ao almoço só comem porcaria.Ou deixem o pequeno almoço preparado na véspera e se for preciso levam na marmita para comer pelo caminho. Depois não se queixem se não perdem peso.  A não toma do pequeno almoço faz com que o vosso metabolismo fique mais lento, logo não perdem peso.

 

4ºErro-Treinar Arduamente e compensar- Ora bem. Hoje foi um dia daqueles topo no ginásio. Fizeram as aulas todas de grupo, foram fazer um pouco de máquinas um pouco aqui e acolá... Esforçaram-se imenso. Chegam a casa e claro. Opa eu hoje treinei como um leão/leoa, então hoje se comer um cachorro quente ou uma pizza não vai acontecer nada. Se o objectivo é perder peso, não é assim que consegues. É pura ilusão. De que te vale queimares calorias, se vais ingerir outra vez as mesmas gastas ou mais? Pensa nisto. Vale mesmo a pena?

 

5ºErro-Para perder peso elimino os hidratos- Errado. Cortas os hidratos e depois? Onde vais buscar energia? Ao ar? Os hidratos fazem parte da alimentação e na roda dos alimentos convencional, ocupam  a maior percentagem. Não que esteja totalmente de acordo, pois antigamente a base de alimentação das pessoas eram os cereais, o pão, arroz, batata... Hoje em dia não há uma necessidade fulcral de termos que comer uma saca de pão ou uma panela de batatas, porém existe a necessidade de consumir hidratos. Porquê? Quem treina precisa deles para ter rendimento, quem não treina também. Se não consumir-mos hidratos vamos ficar sedentos de outra coisa qualquer, e costumam ser doces. O pior, podem ter períodos de fome durante a noite e atacam a comida de plástico. Comam hidratos complexos claro.

 

6ºerro- Acreditar em tudo e no Pai Natal- Eu tenho a minha página, eu tenho a minha opinião. Existem algumas páginas, que por excesso de publicidade me fazem deixar de as seguir por razões óbvias. Promovem as marcas e prometem emagrecimentos graças a chás depurativos e a suplementos desportivos. Eu não sou contra as pessoas que dão a cara pela marca, mas sou contra a ideia que é passada, que para se ter um estilo de vida saudável, deve-se comprar whey, aveias de sabores, chás que custam no mínimo um terço do ordenado mínimo... O erro é... Pessoas milagres não existem, mas sim vontade e esforço. De nada vale gastar uma fortuna num pacote de whey. Não ganham nada com isso. Só porque B toma não significa que seja indicado para vocês, ainda mais se não fizerem nada. Para perder peso, não se iludam com produtos da moda, escolham ser orientados por um profissional.

 

7ºErro-Ingerir proteína em excesso- Vai um pouco ao encontro do que disse acima. Ingerir proteína a mais não vos fará ter mais massa magra. O corpo, tudo o que seja em excesso, transforma em gordura. Por isso, esqueçam a dieta da Proteína e comam com peso e medida.

 

8ºErro-Não variar o treino- Começaram a perder peso por exemplo a andar de bicicleta. Ora nada mais correcto e de louvar. Mas chega um ponto em que só fazer o mesmo não ajuda. O corpo precisa de estímulos diferentes. Se ele ficar confortável, o peso mantém-se. Se querem perder aqueles 2 kg a mais, saiam da zona de conforto. Se começaram a andar de bicicleta façam circuitos de 15 minutos com exercícios só com o vosso peso corpora combinados com os passeios de bike. Acreditem que assim o corpo reage.

 

9ºErro-Seguir a dieta da vizinha-Isto não devia ser enigma para ninguém. Somos todos diferentes. Temos profissões diferentes, rotinas diferentes... Por exemplo. Não me perguntem. O que comes para perder peso. Porque eu pratico um desporto desgastante, em que sou obrigada a comer muito para não perder muito peso e perco na mesma. Por isso é bom terem sempre uma base. Imaginem que têm um trabalho mais sedentário, então devem consumir menos que uma pessoa cuja profissão é andar de um lado para o outro. Não façam uma dieta que tenha resultado com a amiga, orientem-se com um especialista ou então conheçam o vosso corpo. Pelo menos foi assim que fiz. Ver o que resultava melhor comigo.

 

 

10ºErro-Passar o dia no ginásio- Este é o mais comum. Ninguém precisa de passar a vida no ginásio ou a fazer treinos que mais parecem uma maratona ( a não ser que estejam a treinar para uma). Estar no ginásio a fazer todas as aulas do PT e andar lá  a fazer 30 por uma linha não leva a lado nenhum. Até se podem divertir nas aulas, mas um ser humano comum, não consegue despender tanto tempo no ginásio. A não ser que trabalhem no ginásio estão perdoados, ou pronto ok, não tem nada que fazer :D. 

 

 

E hoje foi isto e peço desculpa a ausência.

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