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Aquela Runner Obcecada

Aquela Runner Obcecada

Suplementos sim ou não? E o que são?

Que atire a primeira pedra quem ainda não encomendou suplementos para objectivo "Y", objectivo "K" etc etc. Ou quem já não foi à loja de produtos naturais comprar comprimidos, drenantes e outras coisas a pensar que o corpo ia mudar do dia para a noite?

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Suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. São eficazes sim, para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de actividade física e ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.
Actualmente, no ritmo de vida que vivemos, perdemos muitos nutrientes com o stresse, a falta de tempo de preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionistas. Há suplementos para engordar, para perder peso, para tonificar, para definir, para dormir, para aumentar a massa muscular... ETC.

Ora bem. Eu sou culpada. Já comprei tudo o que existe de suplementação. Desculpem, minto.

 

Mas já comprei:

- Termogénicos;

-CLA e L-Carnitina;

-Proteína Isolada, Proteína Normal;

-BCAAS;

-Cafeína;

-Vitamina C;

-Omegas;

-Suplementos para a memória;

-Barras energéticas e barras pós-treino;

-Crómio;

-Drenantes;

 

Fiquei satisfeita com :

-cafeína - como às vezes não tenho horário para correr tenho de ir às 6:30 e não consigo fazer uma refeição muito energética, a cafeína ajuda a elevar os meus níveis de energia e acelera o metabolismo.

-barras energéticas e barras pós treino- são boas para pequenos lanches, completas a nível de nutrientes e muito superiores às barrinhas existentes nos supermercados. São mais caras sim, mas costumam ter proteína e BCAAS. Para mim são boas na medida em que por vezes quero comer algo mais prático e menos pesado antes de treinar ou após treinar.

-Proteína Isolada- Eu já comprei tantas proteínas e já as experimentei antes de comprar e sinceramente só consigo usar a isolada. Porquê? Porque é a única que tolero bem. Eu Já não bebo leite normal, e quando bebo é uma coisa mínima porque gosto, mas dilata-me o estômago. Uso nas panquecas que costumo fazer só para acrescentar mais valor nutricional e sabor, assim como a junto ao quark ou ao iogurte grego antes de ir dormir.

-Drenantes- Usei numa altura em que estava a reter muitos líquidos, foi por recomendação e não por modas. Assim que estabilizei, deixei completamente até porque faz-me lembrar sumos e eu não gosto de sumos (sim pessoas, nem naturais nem o raio que os valha, não gosto de sumos e sou uma freak);

-Suplementos para a memória- Recomendo. Usei numa altura muito chata da minha vida, que foi a Universidade, e eu entre trabalho e  estudar fazia-me falta um reforço de memória, e ajudou-me nesse ponto, quando a minha vida estabilizou, obviamente que deixei, além de quer uma boa memória consegue-se a partir de treino e uma alimentação rica em gorduras saudáveis.

-BCAAS- quando ia correr em jejum usava sim e quando andava no ginásio também. Os BCAAS são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.Existem 20 aminoácidos que são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo, desses 20 aminoácidos existentes, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação. São bons na medida em que ajudam na recuperação muscular e bons para evitar que haja perda de massa muscular quando se treina por períodos prolongados ou em jejum. Actualmente só uso quando o rei faz anos.

 

Relativamente aos restantes que mencionei não senti grandes diferenças. Somente com os termogénicos. Fazem suar bastante, mas não passa disso. 

 

O que quero dizer com este post é simples e claro. Os suplementos como o próprio nome indica, servem para pessoas que não conseguem retirar da alimentação todos os nutrientes essenciais. Fazem todo o sentido serem utilizados por pessoas que realmente tem um défice de nutrientes e o corpo não consegue assimilar. Fazem sentido também em pessoas que pratiquem desportos de alta intensidade e que por consequência disso perdem minerais e vitaminais essenciais ao bom desempenho das funções desportivas e as normais do dia-a-dia. 

 

 

Uma pessoa não deve procurar nos suplementos uma resposta rápida aos objectivos, sim porque vejo imensas pessoas a acreditar no coelho da Páscoa, que vêem resultados numa pessoa e pensam logo que isso se deve à suplementação. ERRADO. Se a pessoa não sofrer de carências e consegue tirar partido da alimentação não precisa de gastar baldes de dinheiro a comprar comprimidos mágicos, porque na maioria dos mesmos, o efeito é PLACEBO, ou seja, faz a pessoa acreditar que resulta. Minha gente se não fazem desporto esqueçam a suplementação, porque não vos vai valer de nada, só vão sobrecarregar o corpo com coisas desnecessárias, sim porque o corpo reage a isso.

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Volto a dizer, não comprem porque seguem uma página de alguém e a dita pessoa promove a dita marca e vos diz que faz bem a  isto ou aquilo. Não concordo com isto. A pessoa promove sim o produto, mas não é necessário que a pessoa/seguidor compre só porque sim, porque vai eliminar os quilos. Não. Não façam isso. 

 

Outra coisa, se praticarem um desporto em questão, específico, haverá sim suplementos para o efeito. Hoje em dia os sites de suplementação encontram-se bem equacionados para isso, para responderem às necessidades específicas de cada pessoa. No meu caso, como só corro e faço treinos funcionais não invento muito. Existe aveia com sabor, que responde aos meus objectivos, embora use a convencional. Uso cafeína, uso proteína porque nem sempre gosto de comer só carne ou peixe e uso para dar sabor às panquecas de claras. Manteiga de amendoim e mais nada por aí além. O resto retiro da alimentação, porque não sou nenhuma atleta de competição e não sofro um desgaste elevado. Nem sempre consumo proteína, só quando não consigo ter a alimentação balanceada. 

 

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Uso manteigas. Primeiro porque são óptimas de sabor e muito versáteis. Dão para pôr no quark, nas papas, nas panquecas, para fazer bolos...Para pôr em batidos... Estas são as que costumo mandar vir. Também há de caju e amêndoa e são excelentes, mas o preço é muito elevado, e prefiro mesmo as de amendoim. Mando vir dos sites de suplementos porque não tem adição de açúcar ou óleos e são mais baratas que as que estão no mercado que não são nada saudáveis.

 

 

 

 

 

 

Se tiverem dúvidas digam :)

 

 

Boa semana e bons treinos XXX

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